O diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro Barros Levenhagen, assina amanhã (09) acordo de cooperação técnica com a Escola Nacional da Magistratura (ENM) da França. O ministro visitará as duas sedes da Escola, em Paris e Bordeaux, e participará de diversas atividades conjuntas.

O convênio entre a Enamat e a ENM começou a ser delineado em abril de 2010, com a visita a Brasília da magistrada francesa Emmanuelle Spitéri-Dorfe, coordenadora de Formação Inicial e responsável pela área de Dimensão Internacional da Justiça da Escola francesa. Naquela ocasião, o ministro Barros Levenhagen e sua colega francesa trocaram informações sobre os sistemas judiciários dos dois países e dos respectivos processos de formação e aperfeiçoamento de magistrados. As duas Escolas têm vários aspectos em comum, como a proposta de proporcionar a formação inicial dos novos magistrados e acompanhá-los ao longo de toda a carreira com atividades de formação continuada.

Em Paris, o diretor da Enamat será recebido pelo diretor responsável pela formação continuada, relações internacionais e formações especializadas da ENM, Samuel Vuelta-Simon, e por magistrados do departamento internacional. Além de visitar as instalações da ENM, o ministro conhecerá a organização judiciária francesa e a formação contínua dos magistrados especializados em Direito do Trabalho, acompanhado do coordenador de formação, Sébastien Piffeteau. Na quinta-feira (10), participará, também, de audiência da Câmara Social da Corte de Apelação de Paris, onde será recebido pela presidente da Câmara, Françoise Froment. À tarde, reúne-se com o diretor da ENM, Jean-François Thony, para discutir as perspectivas da cooperação entre as duas instituições.

Em Bordeaux, o ministro Levenhagen visita, na sexta-feira (11), a sede local da ENM, ciceroneado pelo coordenador de formação, Gilles Bourdier, e visita o Tribunal de Grande Instância de Bordeaux.

(Carmem Feijó)